Unicopas inicia formação de lideranças no mês das mulheres

Ao todo, serão realizados seis encontros – cinco regionais e um nacional – de capacitação para mulheres do cooperativismo e da economia solidária

Encontros que irão fortalecer o protagonismo de mulheres que atuam no cooperativismo e na economia solidária no Brasil. Este é o principal objetivo de um ciclo de oficinas que irá percorrer todo o Brasil no primeiro semestre de 2020. Para marcar as ações do mês das mulheres, a Unicopas iniciará a capacitação de mulheres do cooperativismo solidário em março.

A atividade, que terá o Nordeste como primeira parada, percorrerá todas as regiões do país. A somatória dos cinco regionais, culminará no Encontro Nacional de Mulheres da Unicopas, previsto para ocorrer em junho deste ano.

Todos os eventos são direcionados às mulheres que fazem parte de cooperativas e associações que compõem as centrais afiliadas à Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores – e estão sendo organizados pelo GT de Mulheres da Unicopas, que conta com representações das quatro centrais.

O principal objetivo é formar novas lideranças, além de fortalecer a identidade das mulheres do cooperativismo solidário, construir novas estratégias de fortalecimento e promover momentos de troca de experiências.

“Esses encontros são investimentos que estão sendo feitos para as mulheres que são lideranças em suas cooperativas e associações, buscando qualificá-las ainda mais e dar visibilidade para o trabalho que elas já realizam”, destacou Isadora Santos, coordenadora de Projetos da Unicopas. Segundo ela, a expectativa é que com a realização dos encontros regionais e nacional, haja “um aumento no número de mulheres que se sintam capazes de representar suas associações, cooperativas e centrais, ampliando o número de mulheres nos espaços de incidência e de tomada de decisões”.

As atividades são promovidas pela Unicopas, em parceria com as centrais afiliadas, e faz parte das atividades realizadas pelo projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas, co-financiado pela União Europeia.

Saiba mais