Tecnologia amplia possibilidades para catadoras de recicláveis no DF

Associação investe em infraestrutura para melhorar qualidade de vida de profissionais da catação  

“Conhecimento, comprometimento, dignidade e respeito. Foi isso que o cooperativismo solidário trouxe para a minha vida”. A fala de Lúcia Fernandes, catadora de materiais recicláveis que, atualmente, está na presidência da Associação Vencendo Obstáculos, resume a trajetória de luta e superação de uma mulher que transformou o “lixo” em fonte de trabalho digno, geração de renda e conquista pessoal. Tudo por meio do cooperativismo e da economia solidária.

Foi por intermédio de uma das cunhadas que Lúcia conheceu o mundo da catação. No lixão da Estrutural, o maior da América Latina – fechado pelo governo do Distrito Federal em janeiro de 2018 – Lúcia trabalhou por 18 anos. É com orgulho nos olhos que ela diz que foi do lixo que ela e, na época, o então marido, tiraram o sustento para a família. “Eu entrei no lixão por necessidade. Morávamos de aluguel. Eu já tinha dois filhos pequenos para criar. Precisava trabalhar e lá foi a única oportunidade que encontrei”.

Do lixão a presidenta de cooperativa – conheça a trajetória de Lúcia

Foram anos de luta que não a fizeram desistir. Lúcia fala com muito orgulho que tudo que conseguiu foi trabalhando no lixão da Estrutural. “Para uma mulher que não tinha onde morar… Hoje, eu não tenho muita coisa, mas tenho uma casinha em Luziânia”, comemorou.

À frente da Associação Vencendo Obstáculos, ela é fonte de inspiração para 25 associados e associadas, sendo 18 mulheres. Atualmente, a Associação possui um contrato de prestação de serviços de coleta seletiva com o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU/DF). Mesmo com este contrato, Lúcia conta que a retirada mensal das associadas é pouco menor que um salário mínimo, fruto do baixo valor pago pelos materiais.

Uma alternativa para garantir mais renda às catadoras e aos catadores, é a venda direta para a indústria, mas, para conseguir realizar esta ação, a Vencendo Obstáculos precisava melhor a infraestrutura da associação. “A associação dispõe de quadro técnico para realizar melhorias nos nossos processos financeiros e administrativos para a elaboração de relatórios mais complexos, prestação de contas, por exemplo, no entanto, não temos recursos financeiros para a compra de equipamentos adequados, como computadores para melhora a nossa gestão e conseguir acessar novos mercados”, destacou Lúcia. Além disso, outra preocupação é com a saúde dos profissionais da catação. Por isso, a aquisição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) é tão importante para o dia a dia de trabalho de catadoras e catadores.

Frente a estas demandas e ao fundamental serviço socioambiental prestado à comunidade, a Associação Vencendo Obstáculos foi uma das beneficiadas pelo aporte financeiro concedido pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), com o apoio da União Europeia.

“Com este apoio, nós vamos conseguir garantir melhores condições de trabalho para as nossas associadas e associados, contribuindo diretamente para a qualificação e autonomia das nossas mulheres que são, em sua maioria, mulheres negras, que, historicamente, ocupam a base da nossa pirâmide social”, observou Lúcia.

A Associação Vencendo Obstáculos é associada a Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop), que faz parte da Unicatadores, uma das centrais afialiada à Unicopas.

Por um Brasil Cooperativo e Solidário: ações que transformam

Foi para destacar experiências do cooperativismo solidário que contribuem para o desenvolvimento local sustentável, em especial, àquelas que contribuem para a transformação na vida das mulheres, que a Unicopas lançou a campanha de sensibilização ‘Por um Brasil Cooperativo e Solidário: ações que transformam’.

As ações destacadas mostram de forma concreta como o cooperativismo solidário é capaz de contribuir para que o Brasil cumpra com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

As cooperativas e associações retratadas na campanha fazem parte da Rede Unicopas e foram contempladas pelo edital de subvenção lançado em 2020 em parceria com a União Europeia.

Saiba mais