Seminário debate cooperativismo e economia solidária enquanto novo modelo econômico para o Brasil

Seminário Nacional Sindicalismo, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, promovido pela CUT, debateu e traçou estratégias de organização da economia solidária e de trabalhadores; Unicopas apresentou experiência que traz como foco a unidade na diversidade.  

Foi com o objetivo de fazer uma análise de conjuntura do Brasil para, a partir disso, traçar estratégias de organização tanto de entidades do cooperativismo e da economia solidária quanto de trabalhadores, que a Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio a Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), promoveu de 20 a 22 de agosto, em São Paulo, capital, o Seminário Nacional Sindicalismo, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.

Dentre os diversos temas abordados, estava a apresentação de experiências de união de forças de trabalhadoras e trabalhadores em empreendimentos econômicos solidários como caminho para sobreviver à crise econômica e ao desemprego. Em tempos de recessão, o cooperativismo e a economia solidária se mostram como alternativas reais para geração de trabalho e renda, e de alternativas enquanto modelo econômico e desenvolvimento.

Uma das experiências apresentadas durante o seminário foi a da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias). Com a estratégia em  buscar unidade na diversidade dos atores sociais e políticos envolvidos, Leonardo Pinho, presidente da Unisol Brasil, uma das centrais afiliadas à Unicopas, disse que este é um dos caminhos possíveis para superar o momento de retrocessos da democracia e dos diretos econômicos e sociais pelo qual passa o país. 

“Diante desse cenário, a Unicopas apostou em consolidar uma parceria estratégica entre grandes centrais do cooperativismo e da economia solidária. Nós juntamos a experiência da Concrab, da Unicafes, da Unisol Brasil e da Unicatadores, muito para fazer incidência conjunta, principalmente, junto ao poder legislativo para pautar a economia solidária como estratégia de desenvolvimento sustentável”.

Ari Aloraldo do Nascimento, secretário de Organização da CUT e coordenador da ADS, explicou que os temas abordados durante o seminário giraram em torno das transformações no mundo do trabalho, da concentração de renda e da relação da economia solidária com o movimento sindical. Para além da organização dos trabalhadores, o objetivo do seminário, ainda segundo Ari, foi aproximar as associações e cooperativas para que juntas possam ‘se conhecer’.

Clique aqui para conferir mais detalhes sobre o Seminário Nacional Sindicalismo, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.