Parcerias internacionais impulsionam cooperativismo solidário e agricultura familiar

Foto: Joyce Fonseca/MST

Um exemplo são os projetos executados entre a Unicafes Nacional, central afiliada à Unicopas, e o Trias, uma ONG belga

Uma história de lutas e conquistas que vem sendo construída ao longo dos anos e tem trazido aos agricultores familiares mais dignidade, empoderamento e desenvolvimento econômico, social e sustentável. Assim pode ser definida a relação de parceria internacional entre a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o Trias, organização não-governamental, com sede em Bruxelas, na Bélgica, que atua no fomento da cooperação internacional da agricultura familiar e de pequenos empreendedores.

Com atuação mundial e presente em 14 países da África, América e Ásia, o Trias desenvolve parcerias no Brasil desde o início da década de 90, sendo que a relação de trabalho junto à Unicafes Nacional existe desde a fundação da instituição, em 2005.

De lá para cá, foi intenso o trabalho para o fortalecimento das atividades básicas da agricultura familiar, criação de programas de apoio a mulheres e jovens, acesso e diversificação de mercados, inclusão social, formação, treinamento, intercâmbio, liberação de crédito, comunicação, ações de “lobby e advocacy” (representação) e demais ações transversais que promovam qualidade de vida e reduzam as desigualdades sociais.

Entre os projetos de destaque realizados através da parceria, a coordenadora nacional do Trias América do Sul, Gisele Obara, destaca a criação da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e a Unicafes Paraná, propulsoras do desenvolvimento rural do Estado, bem como, apoio em diversas estratégias e iniciativas lideradas pelas Unicafes estaduais.

 “A missão do Trias no Brasil visa fortalecer organizações de bases como a Unicafes, que tem como objetivo expandir o cooperativismo solidário como modelo de referência para o desenvolvimento socioeconômico local. É por isso que a história da instituição se conecta tanto com a Unicafes. Acreditamos que juntas, mesmo com tantas vulnerabilidades e desigualdades, fazemos a diferença, trabalhamos em favor dos desfavorecidos e construiremos melhores soluções para edificar esse setor”, ressalta Gisele.

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, reconhece a importância da parceria com o Trias e de sua apurada visão estratégica para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Só temos que agradecer por essa cooperação internacional e por estarem conosco em todos estes anos, auxiliando na criação e aprimoramento de ações e projetos que trazem êxito e incentivo ao campo. Que continuemos construindo essa história com otimismo e muito trabalho”, salienta.

Texto: Daiane Benso/AsCom Unicafes Nacional