Direito cooperativo é tema de congresso acadêmico internacional

Dirigentes da Unicopas participam do evento que ocorre até a próxima sexta-feira, 9 de julho

Começou na manhã desta terça-feira, 6 de julho, o Congresso Acadêmico Internacional de Direito Cooperativo e Mútuo e Economia Social e Solidária. Dirigentes da Unicopas participam do evento que reúne, de maneira remota (online) autoridades no assunto de países da América Latina, como Argentina, Costa Rica e Brasil, e também da Europa, como Espanha e Portugal.

Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas, durante a abertura do congresso, lembrou que, somente no Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas estão em situação de subemprego ou desemprego, além disso, outras sete milhões, encontram-se em desalento, ou seja, deixaram de procurar trabalho.

“Nós precisamos nos aproximar enquanto latino-americanos porque nossas realidades e desafios são semelhantes. Como dizia Rosa Luxemburgo: ‘operários, organizem-se em cooperativas, mas saibam que o capital mais rentável está reservado aos grandes capitalistas. Aos operários e camponeses está reservada a periferia do capital’. Mas, mesmo nesta periferia, é preciso que as trabalhadoras e os trabalhadores do campo e da cidade se organizem”, destacou.

Para ele, nos momentos de crise a solidariedade é mais profunda e o grande instrumento para a geração de trabalho digno e renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade é o cooperativismo solidário, pautado nos princípios da economia solidária. “O grande capital desempregou milhares de pessoas e nós temos a tarefa de organizar trabalhadores e trabalhadoras em cooperativas e associações. A saída para um problema coletivo não virá da iniciativa privada, virá da organização do nosso povo”.

Também nesta terça, o advogado da Unisol Brasil e assessor da Unicopas, Eugênio Alves Soares, especialista em empreendimentos da economia solidária, irá apresentar o artigo Empresa de Autogestão – Fábricas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil.

Escrito a quatro mãos – além de Soares, assinam o também advogado Maurício da Costa, dirigente da Uniforja (filiada à Unisol) e pós-graduado em Direito Empresarial -, o artigo trata de um problema que se tornou comum num Brasil cada vez mais desindustrializado: o abandono de empresas falidas por parte de seus proprietários e a luta dos funcionários para assumirem-nas nos termos da lei.

Daniel Rech, assessor jurídico da Unicopas e da Unicafes Nacional, fará a moderação da mesa ‘Em busca dos princípios do Direito Cooperativo’, que será realizada nessa quinta-feira, 8 de julho, a partir das 12h, horário de Brasília.

Clique aqui para assistir

O congresso, promovido pela Associação Liberoamericana de Direito Cooperativo, Mútuo e da Economia Social e Solidária (AIDCMESS), conta com o apoio da Unicopas e ocorre até a próxima sexta-feira, 9 de julho. As transmissões ocorrem todos os dias a partir das 11h, horário de Brasília, no Youtube da AIDCMESS.

Confira a programação completa: