Cooperativistas brasileiros recebem capacitação na Holanda

Pela primeira vez, após ser anunciado como Agri-Agência, o Infocos participa da Assembleia Geral da Agricord. O vice-presidente da Cresol, Luiz Tomacheski, o diretor do Cresol Instituto, José Vandresen, o assessor Jaap Van Doorn, e o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, estiveram na Holanda participando de agendas de capacitação e trabalho com a equipe interna da Agricord, além da Assembleia Geral da instituição que ocorreu na cidade de Rotterdam.

A Unicafes é uma das centrais afiliadas à União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas).

Nos dias 13 e 14 o grupo participou de uma capacitação técnica no escritório central da Agricord em Bruxelas, onde foi avaliada as características de cada uma das 14 agri-agências que participam da Agricord e os desafios do Infocos na América Latina.

“Temos um respaldo bastante grande na Agricord em razão da experiência e agilidade que o Infocos tem em responder as necessidades das organizações dos agricultores. A expectativa da Agricord é que a gente possa assumir um pouco essa tarefa de fazer um processo de articulação em nome da aliança na América Latina”, destacou o Diretor do Cresol Instituto José Vandresen.

Como parte da programação da Assembleia, nos dias 15 e 16, os participantes conheceram a realidade de agricultores modernos e horticultores holandeses por meio de um passeio guiado às fazendas. O grupo também participou de workshops e do painel sobre o tema Juventude Rural e o Emprego, com a participação de Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e Rural Desenvolvimento; Carola Schouten, Ministra da Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar; Iris Bouwers, agricultora e vice-presidente CEJA, além de jovens agricultores da Europa e África.

Por fim, nesta sexta, 17, a Assembleia é finalizada com sessões de discussão e pauta do Conselho de Administração da Agricord, no qual o Infocos tem representação.

Sobre a Agricord

Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e o Brasil. A entidade coopera com organizações de mulheres rurais, jovens agrários, cooperativas e empresas agrícolas. Atualmente existem 14 agri-agências participantes na AgriCord, sendo que o Instituto Infocos é a primeira na América Latina.

Fonte: CRESOL