Cooperativismo solidário: mulheres do Nordeste recebem capacitação

Objetivo é formar lideranças mulheres para fortalecer o cooperativismo e a economia solidária na região; evento reunirá mulheres do campo e da cidade de 11 a 13 de março, em Salvador

O Nordeste será a primeira região do Brasil a receber uma capacitação para mulheres que atuam no cooperativismo e na economia solidária. O evento é direcionado às mulheres que fazem parte de cooperativas e associações que compõem as centrais afiliadas à Unicopas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

O Encontro Regional de Mulheres da Unicopas no Nordeste irá promover a formação de novas lideranças, além de fortalecer a identidade das mulheres do cooperativismo solidário, construir novas estratégias de fortalecimento e promover momentos de troca de experiências. A atividade será realizada de 11 a 13 de março, na capital baiana, Salvador.

O encontro é promovido pela Unicopas, em parceria com as centrais afiliadas, e faz parte das atividades realizadas pelo projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas, co-financiado pela União Europeia.

A Unicopas

Criada em 2014, a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) nasceu com o objetivo de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Isso porque acredita que essas são alternativas estratégicas na promoção de um desenvolvimento com sustentabilidade, equidade e justiça social.

Congrega quatro grandes centrais do cooperativismo e da economia solidária do país: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol Brasil), Confederação Nacional das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab) e União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (Unicatadores).

A Unicopas representa mais de 2.500 cooperativas, associações produtivas e empresas de autogestão do campo e da cidade, agregando cerca de 800 mil associados e associadas. Entre eles: agricultoras e agricultores familiares, catadoras e catadores de materiais recicláveis, assentadas e assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas), pessoas com deficiência psicossocial, trabalhadoras e trabalhadores de empresas recuperadas, mulheres, homens e jovens integrantes de empreendimentos econômicos solidários, núcleos de mulheres e jovens urbanos e rurais, artesãs e artesãos, entre outros.

Serviço:

Encontro Regional de Mulheres da Unicopas  – Nordeste
Onde:
Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que fica na rua E.B.D.A – Itapuã, Salvador, Bahia.
Quando: 11 a 13 de março de 2020

Saiba mais