Conheça a cooperativa que pode beneficiar uma tonelada de mel por dia no sertão do CE

Com o Finapop, cooperativas em todo o Brasil poderão receber investimentos em seus projetos de produção via financiamento popular. - Foto: André Gurjão

O Financiamento Popular (Finapop) possibilitará a ampliação da capacidade de produção para 6 toneladas de mel por dia

Por Francisco Barbosa
do Brasil de Fato

A Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Coopermel) é uma cooperativa regional e está situada no município de Mombaça, no sertão do Ceará, filiada à Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA-CE), ambas assessoradas pela Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab), uma das centrais do cooperativismo e da economia solidária que fazem parte da Unicopas. A Coopermel possui 39 sócios fundadores e envolve mais de 160 famílias, dos municípios de Mombaça, Pedra Branca, Monsenhor Tabosa e Tamboril.

Sheila Rodrigues, da frente de comercialização do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Ceará e coordenadora da cadeia produtiva do Mel Nordeste pelo MST, explica que o Projeto São José III investiu na construção de cinco casas de mel e um entreposto, o que torna a indústria com capacidade de processamento de uma tonelada de mel/dia e o investimento do Financiamento Popular (Finapop) possibilitará a ampliação dessa capacidade para seis toneladas de mel/dia, além de capital de giro para a cooperativa, novos equipamentos e muito mais.

Ela explica que do ponto de vista econômico, o financiamento vai aumentar a capacidade produtiva, de processamento e de relação com mercado. “Anteriormente toda a produção era repassada para atravessadores e os benefícios da maior parte da renda não ficava com os trabalhadores e apicultores. Vai aumentar a renda em até 40%”.

Do ponto de vista organizativo, de acordo com ela, está incentivando na organização dos núcleos de produção, nos conselhos deliberativos e na própria cooperativa e relação de cooperação – entre cooperados e intercooperação – entre cooperativas.

Já do ponto de vista social, o investimento reforçará a inserção das famílias incluindo jovens e mulheres. “Temos a formação de pessoas nos processos produtivos e isso significa inseri-los nos espaços de decisão e na renda”. Para ela, a apicultura é um dos sistemas produtivos que mais conservam o meio ambiente. “Por isso estamos trabalhando para ter o selo orgânico, o que valoriza ainda mais nossa produção”.

Luiz Gonzaga de Lima, conhecido como Luizim, é morador do Assentamento Massapé, no município de Mombaça, distrito de Morada Nova. Ele explica que já fazem 16 anos que trabalha com mel, mas que na Cooperamel está há nove meses. Seu trabalho, de acordo ele, varia de ano para ano. “A produção de mel depende do inverno, porque se o inverno for bom a florada é boa, mas se o inverno for ruim a florada também fica ruim”, mas que mesmo esse ano a realidade ser um pouco diferente devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, isso não chegou a afetar a produção.

Quando questionado sobre a lida com a produção de mel, Luizim diz que toda a família ajuda com o trabalho e que, inclusive, tem um grupo coletivo no qual todos trabalham juntos.

Sobre o Finapop

O Financiamento Popular (Finapop) vai apoiar cooperativas em todo o Brasil poderão receber investimentos em seus projetos de produção via financiamento popular. A iniciativa consiste em um fundo gerenciado em parceria entre cooperativas do MST e uma corretora de investimentos. A iniciativa vai possibilitar que pequenos investidores coloquem dinheiro em projetos sustentáveis.

Por um Brasil Cooperativo e Solidário: mais trabalho e renda

Foi para fomentar o debate em torno do cooperativismo e da economia solidária enquanto instrumentos para a geração de trabalho e renda, em especial, em tempos de crise, como a que vivemos com a pandemia do novo coronavírus, que a Unicopas lançou uma campanha digital de sensibilização para mostrar o potencial do cooperativismo solidário.

O objetivo é contar histórias das suas centrais afiliadas que retratam o potencial do cooperativismo e da economia solidária enquanto geradores de oportunidades de trabalho e renda, principalmente às populações mais vulneráveis.

A campanha faz parte das atividades realizados pelo projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas”, co-financiado pela União Europeia.

Conheça mais histórias de transformação