Anuário de Reciclagem 2020 é lançado virtualmente por entidades da sociedade civil

O conteúdo reflete a realidade de catadores localizados em 353 municípios em 23 estados

Na última sexta-feira (27) foi lançada a 2ª edição do Anuário de Reciclagem 2020. O lançamento foi transmitido via plataforma virtual e contou com a participação de diversas entidades que colaboraram para a seleção de conteúdo, entre elas a Unicatadores, central afiliada à Unicopas. A abertura do encontro contou com a participação do diretor executivo da Pragma Soluções Sustentáveis, Dione Manetti; de Luiz Henrique da Silva, da Coordenação Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e de Roberto Laureano da Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). 

“Com muita alegria viemos anunciar esse resultado. É um resultado de diversos atores que estiveram presentes junto com a gente: iniciativa privada, setor público e entidades parceiras”, destaca Roberto Laureano da Rocha. 

O anuário é um grande repositório de informações sobre a atuação dos catadores na logística reversa, da coleta seletiva e que lutam para fechar os lixões. O conteúdo conta com a participação de 353 municípios localizados em 23 estados. Dados levantados pelo anuário apontam um aumento de 30% na produção de resíduos. Diariamente são geradas 217 mil toneladas de lixo no país e apenas 38% da população urbana brasileira tem acesso à coleta seletiva. 

Entre as questões abordadas durante o encontro esteve a importância do ofício dos catadores durante a pandemia. “Quando tivemos a interrupção de coleta e do funcionamento das cooperativas, nós percebemos que quando há a interrupção isso gera um problema imenso porque os próprios catadores alimentam o sistema”, destaca Dione Manetti, que também ressalta a importância da economia circular com promoção de  mudanças estruturais. “Precisamos mudar nosso jeito de fazer, consumir e de lidar com o planeta e com as pessoas”.   

Dados concretos sobre a realidade de catadoras e catadores e as áreas beneficiadas por esse trabalho coletivo foram contemplados na fala da catadora de materiais recicláveis que faz parte do conselho fiscal da Unicopas e é secretária de mulheres da Unicatadores, Aline Sousa.O anuário traz elementos e informações estruturais de mercado relacionados a esse setor e traz credibilidade para o nosso trabalho. A questão da verba, da logística reversa e a importância dos catadores para a área ambiental, econômica e social. Precisamos de dados precisos e concretos sobre a realidade dos catadores” 

Segundo informações do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), empresas privadas e associações de catadores são responsáveis por 80% da coleta seletiva pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O crescimento do número de associações está localizado nas regiões Sul e Sudeste. Outro dado apontado pela pesquisa foi a importância de agentes não vinculados que, juntos, coletam três vezes mais do que entidades ligadas ao setor público.

O Anuário ficará disponível em formato virtual no site: www.anuariodareciclagem.eco.br