Ações que transformam: experiências mostram potencial do cooperativismo solidário

Objetivo é destacar experiências do cooperativismo solidário que contribuem para o desenvolvimento local sustentável

“Muitas mulheres conquistaram autonomia com o trabalho na cooperativa e tiveram suas vidas transformadas”. A fala de Maria Senhora Carvalho da Silva, agricultora familiar e diretora-financeira da Cooaf-Bico (Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares, Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina), que fica na região do Bico do Papagaio, no Tocantins, reflete a realidade de milhares de mulheres de Norte a Sul do Brasil. Mulheres que, por meio do cooperativismo solidário, encontraram alternativa para a geração de trabalho, renda e vida digna.

Para contar esta e outras histórias, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) lança, no mês marcado pelo Dia Nacional de Luta das Mulheres, uma campanha de sensibilização nos canais de comunicação digital institucionais. O objetivo é mostrar de forma concreta como o cooperativismo solidário contribui para o desenvolvimento local sustentável e gera transformações de vida, em especial, na vida das mulheres. Além disso, a campanha ‘Por um Brasil Cooperativo e Solidário: ações que transformam mostrará nas redes sociais da organização experiências que contribuem para a Agenda 2030 e impactam diretamente na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A partir desta quarta-feira, 17 de março, a cada semana, durante um mês, uma nova história, uma nova experiência mostrará os caminhos percorridos para a conquista da autonomia. Diferentes trajetórias de lutas, desafios e conquistas que se encontram em um mesmo destino: a de viver cotidianamente a potência transformadora da cooperação e da solidariedade.

A campanha ‘Por um Brasil Cooperativo e Solidário: ações que transformam’, faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.

Conheça as nossas ações transformadoras