Experiência de cooperativismo solidário brasileiro é apresentada em Cuba

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Experiência de cooperativismo solidário brasileiro é apresentada em Cuba

Unicafes, associação de cooperativas afiliada à Unicopas, falou sobre a Cooper Familiar, durante seminário de encerramento do projeto Via Láctea

Nunca foi tão necessário compartilhar. Experiências,então… Essas sim têm a capacidade de promover grandes aprendizados. Na última quarta-feira (13), Cuba recebeu diferentes organizações de diversos países para intercambiar experiências da agricultura familiar, especialmente da cadeia produtiva do leite. Além disso, foram temas de debates a agroecologia, a igualdade de gênero e a qualidade produtiva.

A Unicafes, afiliada à Unicopas, estava lá. Sandra Nespolo Bergamin apresentou a experiência da Cooper Familiar, uma cooperativa que congrega mais de 300 famílias no interior de Santa Catarina. Segundo ela, o objetivo da Cooper Familiar é “construir ações e alternativas produtivas que gerem sustentabilidade e geração de renda nas propriedades de agricultores familiares”. Para isso, ela apresentou as experiências das agroindústrias familiares e os programas de agroecologia, comercialização direta, de acompanhamento técnico, além de formação e capacitação. “Nos organizamos porque havia um processo de exclusão e controle que as empresas detinham sobre a produção do leite, como o pagamento por escala de produção, diferença no frete e imposição das tecnologias. Além disso, excluíam os agricultores familiares desses processos”.

A cooperativa foi apresentada durante o seminário de encerramento do projeto Via Láctea. Financiado pela Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes (COSPE), o projeto contribuiu para a redução de perdas e o aumento da produtividade e da qualidade do leite em quatro províncias de Cuba. “Além disso, o Via Lactea está debatendo o desenvolvimento econômico da atividade do leite em Cuba com sustentabilidade e inclusão social”, destacou Sandra. Para ela, momentos de intercâmbios são fundamentais e “nos ajudam a compreender que o desenvolvimento sustentável se constrói a cada passo”.  Neste caminho, de acordo com Sandra, a organização cooperativista é muito importante para que as pessoas percebam o cooperativismo como forma de construir um mundo melhor, com uma produção mais sustentável e um mercado justo.  

Na oportunidade, Sandra também apresentou a Unicopas. Reunindo quatro grandes centrais do Brasil, a Unicopas exerce um papel fundamental na promoção do cooperativismo solidário. “Com as suas experiências nomeio rural e no meio urbano consegue congregar o povo da roça e o povo da cidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, acrescentou Sandra.

Via Láctea

Fulvio Vicenzo, da COSPE, trouxe os principais resultados do projeto Via Lactea. Segundo ele, o fortalecimento das cooperativas envolvidas, a partir da aquisição de equipamentos e de processos de formação e capacitação, foi essencial. Fulvio destacou o empoderamento feminino ao logo do projeto. “Teve um aumento significativo no número de mulheres sócias e a participação delas se tornou mais efetiva. Além disso, o alto nível de envolvimento das comunidades foi um elemento muito importante, pois garante a sustentabilidade das ações que desenvolvemos”.

Cooperação Internacional

Em entrevista à Unicopas, Fulvio também falou sobre os desafios da cooperação internacional na atual conjuntura. De acordo com ele, é um momento difícil, tanto na Europa quanto na América Latina. “Agora, o mais importante é estabelecer e fortalecer ao máximo as relações e as redes que já existem entre nós para que possamos ampliá-las”, observou.

Ele ainda destacou a situação de Cuba, que, segundo ele,atravessa um período histórico muito interessante. “E esses intercâmbios com outros países e outras realidades ajudam na construção de um novo modelo de desenvolvimento”.

por Thays Puzzi, assessoria de Comunicação da Unicopas

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

Diretoria

Arildo Mota Lopes – Presidente
Francisco Dalquiavon – Vice-presidente
Luiz Possamai – Tesoureiro
Aline de Souza – Secretária geral

Contato

Endereço: SDS – Ed. Conjunto Baracat, 27 – Sala 415
CEP 70.300-000 – Brasília/DF
Telefone: 55 (61) 3323-6609
E-mail: unicopas@unicopas.org.br
secretaria@unicopas.org.br
presidencia@unicopas.org.br